Compartilhar

4 exercícios físicos ao ar livre de baixo impacto para você praticar

A prática de atividades físicas associada a uma alimentação balanceada, é fundamental para garantir uma boa saúde e bem-estar.

Sabemos que a parte mais difícil de sair do sedentarismo é dar o primeiro passo. Entretanto, se você considerar os benefícios que ele oferecerá para a sua saúde e bem-estar, verá que valerá muito apena.

O ideal é iniciar com atividades de baixo impacto, para que o seu corpo e mente acostume, aos poucos, com o novo ritmo. Com o tempo você vai perceber maior facilidade para realizar os exercícios e se sentirá disposto para praticá-los com maior intensidade.

Neste artigo trazemos uma reflexão sobre o quanto se exercitar é importante e benéfico para a saúde corporal, mental e espiritual. Continue a leitura e veja 4 exercícios físicos ao ar livre para você vencer o desânimo e iniciar a sua mudança!

A importância de praticar exercícios físicos

A prática de atividades físicas associada a uma alimentação balanceada, é fundamental para garantir uma boa saúde e bem-estar. 

Quem se exercita regularmente, além de evitar o sedentarismo, proporciona um excelente estímulo ao metabolismo, o que provoca a queima mais rápida das calorias indesejadas e proporciona uma melhor qualidade de vida.

Se ainda não se convenceu dos benefícios de praticar exercícios físicos, considere o quanto eles podem ajudar a prevenir ou combater diversas doenças e enfermidades — obesidade, diabetes, hipertensão, depressão, estresse, fadiga, ansiedade, entre diversos outros.

4 exercícios físicos ao ar livre para melhor qualidade de vida

Ao planejar o início de uma atividade física, é comum pensar no desgaste e cansaço que o exercício pode causar. No entanto, não é preciso optar por algo pesado e sofrido, como acontece muitas vezes nas academias. Embora seja importante trabalhar a musculatura, é possível começar leve, pelos exercícios físicos ao ar livre.

Assim, o princípio é ter em mente a necessidade de colocar o corpo em movimento para, gradativamente, aumentar o ritmo. Com o tempo, você estará tão acostumado que buscará novas alternativas de atividades.

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos 4 exercícios para você realizar ao ar livre, enquanto se conecta com a natureza e com as pessoas ao redor. Confira!

1. Passeios de bicicleta

Pedalar ao ar livre é descobrir lugares que você nem sabia que existia em meio à natureza. O vento batendo no rosto e o ar puro conferem uma agradável sensação de leveza e bem-estar aos praticantes.

Por ser uma atividade leve, ela não causa muito desgaste das articulações e queima calorias na mesma proporção se você optasse pela corrida, por exemplo. Os passeios de bike reduzem o acúmulo de gordura no sangue, melhorando o colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares.

2. Pilates

No geral, as pessoas estão acostumadas com a prática do pilates dentro das academias. Mas a boa notícia é que ela também pode ser realizada em um ambiente externo, o que proporciona mais disposição e alegria, devido ao contato com a natureza.

Apesar de ser um pouco diferente da prática indoor, os benefícios são os mesmos. Ou seja, desenvolve a coordenação, força, equilíbrio, respiração, flexibilidade e o estado de consciência sobre o próprio corpo.

3. Caminhadas

Considerado como o exercício mais popular ao ar livre, a caminhada é recomendada para todas as idades. É uma atividade leve, saudável e prazerosa, pois permite que você aprecie o seu entorno sem perder o ritmo e o objetivo.

Como benefícios, uma boa caminhada pode estimular a perda de peso, melhorar a circulação sanguínea, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar o condicionamento físico, além de relaxar a mente.

4. Nordic walking

Essa também é uma caminhada, mas diferentemente do item anterior, ela é realizada com o auxílio de dois bastões similares aos usados no esqui de fundo.

Essa é uma atividade comum na Europa, em que os praticantes têm a oportunidade de trabalhar a força, resistência, coordenação e flexibilidade. Assim, a nordic walking estimula cerca de 90% da musculatura, aumentando o esforço corporal enquanto queima calorias.

Como vimos, qualquer uma dessas atividades que você escolher, será a primeira etapa na busca por uma saúde e qualidade de vida melhor. Mas atenção, novos hábitos devem ser acompanhados por profissionais qualificados, como os da Rituaali.

Em nossa clínica oferecemos tratamentos, terapias e atividades, de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente. Os exercícios ao ar livre estão entre os preferidos e acreditamos que isso ocorre devido ao contato com a natureza e aos excelentes resultados alcançados com um novo estilo de vida.

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais e permita que mais pessoas saibam como os exercícios físicos ao ar livre trazem benefícios à saúde do corpo, mente e espírito!

Compartilhar

Comentários