As maravilhas de entender o biorritmo do seu corpo
Entenda e respeite o ritmo do seu organismo e viva com mais disposição e saúde

Consequências do "jet lag social"
Muitas pessoas desrespeitam o ritmo interno em função de compromissos, causando o que os cientistas chamam de “jet lag social”, ou seja, uma diferença de duas ou mais horas entre os horários de sono nos dias de trabalho e de folga. Em um estudo sobre os hábitos de 65 mil pessoas, o especialista em cronobiologia Till Roenneberg, da Universidade de Munique, descobriu que 69% delas sofrem com o mal e que para 15%, o relógio biológico está desconectado em mais de 3 horas da hora oficial. A consequência é um problema de saúde pública. A alteração do ciclo circadiano provoca sonolência, insônia e, em longo prazo, aumenta o risco de obesidade, derrame, predisposição ao diabetes e alterações cardiovasculares, cognitivas e no desempenho físico, além de baixa imunidade e alimentação irregular (pessoas com esse descompasso tendem a comer trash food, alimentos pouco nutritivos com excesso de carboidratos e gorduras). Para estudantes, a ausência de rotina se torna crítica. É durante o sono profundo que ocorrem processos importantes relacionados à memória, ao aprendizado e à renovação celular. “Respeitar o relógio biológico significa respeitar nossos limites, nossa biologia. É impossível ter saúde plena desrespeitando as leis naturais que governam o funcionamento do nosso organismo, da mesma forma que um carro movido à gasolina não vai funcionar direito se for abastecido com óleo diesel”, explica Dr. Sella.Veja as recomendações do médico para uma vida mais saudável:
- Dormir enquanto está escuro; deitar cedo e acordar cedo (22h às 06h). Dormir tarde prejudica o repouso pela diminuição da liberação de melatonina.
- Jantar cedo, algo leve como sopa, salada, um sanduíche, nada com muita proteína ou gordura, que requer uma digestão mais trabalhosa.
- Ter horários regulares para as refeições (desjejum, almoço e jantar).
- Praticar exercícios físicos pela manhã ou à tarde (a noite pede atividades relaxantes, é antifisiológico fazer exercícios intensos quando o corpo está se preparando para encerrar o dia).
Comentários