As principais armas para acabar de vez com o inchaço
Conheça as causas da retenção de líquidos e como amenizar este desconforto

O que fazer para diminuir a retenção de líquidos?
- Beba água, muita água – No mínimo, 2 litros por dia. Invista em chás (verde, branco ou de cavalinha) e sucos diuréticos (abacaxi com hortelã, melancia com gengibre, limonada suíça, sucos verdes). Hidratar-se é excelente para limpar e manter o bom funcionamento do organismo.
- Diminua o sal e aposte em alimentos naturais – Quer um conselho pra vida? Exclua do seu cardápio enlatados, alimentos prontos congelados, processados e conservas, esses vilões afogados em sódio e gordura, tudo o que a sua saúde não quer, nem precisa. O sal, diminua já. Use e abuse de ervas aromáticas para temperar a comida (orégano, salsa, alecrim, manjericão, cebolinha), de alimentos ricos em água (pepino, aspargos, tomate, nabo, rabanete, melão, mamão, maçã) e potássio (laranja, banana, folhas de beterraba cozinha), que ajudam a eliminar o sódio do organismo.
- Alimentos aliados - Outras belezuras no combate à retenção de líquidos são os óleos vegetais antioxidantes fontes de fibras (como a linhaça, girassol, trigo, soja) e as folhas verdes (alface, brócolis, espinafre, rúcula, chicória, agrião). Ah, não gosta das verdinhas? Siga a dica da nutricionista Liandra Moralis: “Coloque no feijão, caldos e molhos. Por exemplo: espinafre no feijão, couve na sopa de legumes, beterraba no molho de tomate, entre outros. Assim, os nutrientes estarão presentes, fortificando a dieta e isentando a textura e o gosto indesejável, que são as reclamações frequentes”.
- Drenagem linfática, oh, yes! – Sim, ela diminui a sensação de inchaço ao atuar justamente na eliminação de líquidos e toxinas concentrados nos tecidos e estimulando a circulação do sangue. Combine essa massagem (no mínimo uma vez por semana) com uma alimentação natural diária.
- Mexa-se – Caminhe, nade, corra, dance, eleja um esporte que você goste e pratique-o no mínimo três vezes por semana. Exercícios ativam a circulação sanguínea, regulam os ciclos hormonais, tonificam os músculos, melhoram a disposição. Abrem sorrisos.
- No trabalho - Para a turma que passa horas sentada, se alongar a cada 50 minutos é providencial. Em pé, estique os braços para cima e incline-se para um lado e para o outro. Alongue o pescoço. Sentado, faça movimentos giratórios com os pés. Quem, ao contrário, jamais senta (agrava se usar salto alto, que dificulta a circulação) deve esticar os músculos da perna flexionando a ponta dos pés, repetidas vezes. Agachamentos também dão uma bela ativada na circulação. Para ambos os casos, um ótimo alongamento para as costas é ficar em pé com as pernas juntas e tentar tocar o chão com as mãos, sem dobrar os joelhos.
- Em casa - Ao chegar em casa, deitar-se (no sofá, no chão, na cama) e apoiar as pernas na parede, bem no alto. Feche os olhos, respire profundamente. Fique assim por 10 minutos e se sentirá novinho em folha. Desincha até a alma!
Comentários