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Como aumentar a imunidade? A alimentação saudável pode ajudar

Quer descobrir como aumentar a imunidade? Confira neste artigo os principais alimentos que potencializam o sistema imunológico

Ao pensar em como aumentar a imunidade, o que vem primeiro a sua cabeça? Se a sua resposta foi alimentação, está no caminho certo!

O nosso sistema imunológico, ou imune, é o responsável por defender o nosso corpo das ameaças que somos expostos diariamente, como bactérias e vírus. Entretanto, para garantir o seu pleno funcionamento, é preciso fortalecê-lo por meio de bons hábitos, como a alimentação saudável e, principalmente, alimentos que ajudam a aumentam a imunidade.

Já conhece todos eles? Se não, continue lendo este post e descubra tudo sobre como aumentar a imunidade!  

Como funciona o sistema imunológico?  

Para saber como aumentar a imunidade, primeiro, é preciso entender como o sistema imune funciona.

Formado por um conjunto de órgãos, tecidos e células, o sistema imunológico é acionado a partir do momento que há entrada de algum corpo estranho e/ou agente infeccioso no corpo.

Dessa forma, ele consegue identificar esse patógeno e ativar a resposta imunológica que, por sua vez, é mediada por diferentes células: linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Estas atuam de forma coordenada, com o objetivo de combater o agente agressor.  

Sintomas de imunidade baixa  

Agora que já se sabe como funciona o sistema imunológico, é importante ter atenção aos sinais que ele dá.

Como boa parte do nosso corpo, a imunidade também apresenta sintomas quando está baixa. As causas que levam à imunidade baixa podem ser muitas, tais como o reflexo de um tratamento de câncer, doenças autoimunes, estresse ou má alimentação. Os principais sintomas são: 

  • viroses constantes;
  • sono excessivo (mesmo após uma noite de sono completa);
  • infecções constantes (herpes, otites, furúnculos, feridas, diarreia);
  • cansaço excessivo;
  • manchas vermelhas ou brancas na pele;
  • aftas na boca;
  • queda acentuada de cabelo.

Importante lembrar: mesmo com os sintomas, não é tão simples indicar que alguém está com a imunidade baixa. Por isso, procure por um profissional especializado pode concluir o diagnóstico.  

Como aumentar a imunidade: os alimentos certeiros

Os alimentos que aumentam a imunidade são aqueles com nutrientes que atuam de forma direta ou indireta na síntese de células do sistema imunológico e/ou apresentam função antioxidante. Abaixo, confira uma lista de alimentos que vão potencializar o seu sistema imunológico e aproveite para incluir no seu cardápio!

Frutas cítricas 

Velhas conhecidas, as frutas cítricas são incríveis fontes de Vitamina C, nutriente que aumenta a produção das células de defesa. Além disso, elas também são ricas em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres. Aposte na acerola, morango, kiwi, laranja e limão. 

Semente de girassol 

Rica em Vitamina E, um importante antioxidante, as sementes de girassol ajudam a proteger as células contra as substâncias tóxicas, radiações e radicais livres.  

Vegetais verde escuros 

Brócolis, couve, espinafre... Esses vegetais são excelentes fontes de ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo. 

Nozes 

Contém um alto teor de zinco, mineral essencial para o sistema imunológico. O zinco, além de possuir ação antioxidante, é fundamental para a síntese das células imunológicas. 

Linhaça  

Se consumida regularmente, a linhaça promove o aumento das defesas do organismo por ser rica em Ômega 3 e fibras, que ativam as células do sistema imune.  

Alho  

O alho — em forma de chá ou como tempero — contém duas substâncias importantes para a imunidade: a arginina, aminoácido que fortalece o sistema imune, e a alicina, antibiótico natural.  

Como aumentar a imunidade: aposte nos hábitos saudáveis!  

Os alimentos que aumentam a imunidade são excelentes aliados para manter o sistema imunológico a todo vapor. Mas, sozinhos, eles não conseguem dar uma resposta imunológica tão eficiente.

Por isso, além da alimentação saudável, é importante no dia a dia ter bons hábitos, como:  

  • ingerir ao menos 2 litros de água por dia;
  • ter uma boa rotina de sono; 
  • manter-se afastado do estresse; 
  • praticar exercícios físicos;
  • tomar sol.
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