Compartilhar

Existe tratamento para estresse? Veja o que pode te ajudar

Sentindo-se estressado? Calma, isso tem cura! Confira neste artigo as principais indicações para livrar-se desse mal.

A busca por tratamento para estresse adequado vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Embora ainda não seja considerado uma doença oficial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já é considerado uma epidemia global – atinge cerca de 90% da população mundial – pela entidade.  

Por mais que o estresse seja uma característica dos tempos modernos, é preciso manter os olhos bem abertos com ele: quando o estado de estresse se prolonga, ele pode ser muito prejudicial para saúde e levar a outras patologias.  

Mas a boa notícia é que, sim, existe tratamento para estresse e ele pode ser desde a mudança de hábitos (em casos mais simples) até tratamento psicológico profissional.  

Quer saber mais sobre o tratamento para estresse e descobrir qual é o mais indicado para você? Então, continue lendo!  

Por que procurar um tratamento para estresse?  

Para entendermos por que um tratamento para estresse é tão importante, primeiro, precisamos falar sobre o que acontece com o nosso corpo quando estamos estressados.

O estresse é uma resposta física do nosso organismo a um determinado estímulo. É como se o nosso corpo soubesse que está sob uma situação de ataque e começasse a liberar uma mistura complexa de hormônios para nos deixar alerta.

Agora, imagine: quando esse estado de estresse se prolonga, essa mistura de hormônios continua a ser liberada por muito tempo – e é exatamente neste ponto que está o problema. O nosso organismo não está preparado para essa quantidade exacerbada de hormônio e começa a sofrer com alguns distúrbios.  

Abaixo, confira algumas doenças que podem ser causadas pelo estresse:  

  • transtorno de pânico;
  • baixa imunidade, que pode levar a alta de infecções;  
  • depressão;  
  • enxaqueca; 
  • problemas gastrointestinais (gastrite); 
  • obesidade; 
  • hipertensão; 
  • insônia.  

Para evitar que essas patologias se instaurem no organismo, é preciso procurar por um tratamento para estresse adequado a partir dos primeiros sintomas. Assim, o profissional junto com o paciente consegue identificar as causas do estresse e traçar estratégias para eliminá-la.  

Tratamento para estresse: descubra o mais indicado para você  

1) Busque ficar próximo à natureza 

Diversos estudos ao redor do mundo revelaram que passar um tempo ao ar livre, ao menos 15 minutos, é suficiente para acalmar a mente. Isso porque quando estamos próximos à natureza, focamos a mente no natural e desaceleramos o pensamento. Um bom exercício é sentar-se em um parque, praia, quintal ou qualquer outro ambiente, e observar as plantas, o céu, os animais ou até praticar um exercício de meditação.  

2) Conheça os tratamentos naturais 

Hoje em dia, uma boa alternativa para o tratamento para estresse é apostar nas terapias naturais. São elas: geoterapia (uso de argila), hidroterapia (uso da água) e fitoterapia (uso das plantas).

Todos esses compostos naturais possuem propriedades na sua composição que ajudam a acalmar a mente, a melhorar a insônia, diminuir a pressão arterial, aliviar sintomas de gastrite e mais. Além desses, as massagens terapêuticas são excelentes para devolver a tranquilidade ao corpo.  

3) Pratique a mudança de hábitos 

Se você está em um prolongado estado de estresse, então alguma coisa está errada na sua rotina. Procure organizar as suas tarefas sempre no dia anterior, dando atenção aos momentos de lazer, hobbies, distrações e refeições.

Também se lembre de não exagerar no trabalho nem levar tarefas para casa – respeite o seu horário de sair. Busque fazer pausas durante o dia, afinal, descansar é tão necessário quanto beber água.  

4) Pratique, ao menos, 30 minutos de exercício por dia 

As atividades físicas são essenciais no tratamento para estresse. Isso porque elas liberam uma série de hormônios que ajudam a abaixar o cortisol (hormônio do estresse) e a promover sensação de bem-estar, felicidade e motivação. Mas o grande diferencial é buscar um exercício que você verdadeiramente goste, seja a dança, a caminhada ou a hidroginástica, por exemplo.  

5) Defina limites 

Está difícil dizer “não”? Então, comece a praticar. Sobrecarregar-se com muitas tarefas acima do normal pode piorar – muito – o seu estresse. Seja no trabalho ou em casa, peça ajuda e delegue as funções para que nada fique pesado nas suas costas. Também é importante saber a hora de se desligar das obrigações e aproveitar os momentos com a família e os amigos.  

Tratamento para estresse profissional: SPAs e clínicas são excelência no assunto 

Gostou das dicas acima? Então, saiba que os SPAs são excelentes alternativas para quem busca um tratamento para estresse adequado. O Rituaali Clínica e SPA, por exemplo, tem um dos melhores programas de combate ao estresse crônico no país.

Além da possibilidade de se desligar da rotina e aproveitar as massagens, o Rituaali oferece todos os requisitos citados acima e faz um trabalho individual e exclusivo para ajudá-lo a ter uma vida mais leve e equilibrada. São vários profissionais de áreas da medicina, psicologia e nutrição que ajudam o hóspede a encontrar o melhor caminho para livrar-se do estresse.

Saiba mais em: rituaali.com.br


Comentários