Compartilhar

Ganho de peso na quarentena: como reverter esse quadro?

Ganhou quilos durante o período de isolamento social? Neste artigo, nós te explicamos as causas e o que fazer para voltar ao peso normal. Confira!

O ganho de peso durante os meses de distanciamento social causou um susto em muitas pessoas, inclusive nos especialistas.

Passar mais tempo em casa já é um convite para comer alimentos mais calóricos, beliscar durante uma refeição e outra e se aventurar na cozinha com pratos novos. Agora, some isso a rotina de home office, estresse, inseguranças e ansiedade causada pela pandemia.

O resultado dessa soma, de acordo com um levantamento on-line feito por pesquisadores, foi o ganho de peso de quatro em cada dez brasileiros. Ainda segundo a pesquisa, o ganho médio foi de 2,8 kg, mas as pessoas engordarem entre 1,1 kg e 12kg.  

Apesar da má notícia, não há motivo para desespero: é totalmente possível reverter o quadro de ganho de peso na quarentena. Quer saber como? Continue lendo o artigo!  

As causas do ganho de peso na quarentena

Como explicado anteriormente, o período de isolamento levou quatro a cada dez brasileiros engordarem, em média, 3kg.

No Rio de Janeiro, estado reconhecido por um estilo de vida mais saudável, 20% dos cariocas engordaram durante o mesmo período. Mas o que está levando a esses resultados?

As causas, em grande parte dos casos, é a alimentação mais rica em massas, pães e carboidratos em geral, interrupção das atividades físicas, menor gasto energético, maior consumo de álcool e mudança de horários.  

Além disso, as pessoas estão com mais dificuldade para dormir, estressados, com poucas distrações e aumento das preocupações em relação ao futuro. Nesse cenário, a comida aparece como uma forma de conforto, algo que as pessoas vão buscar para ativar o mecanismo de recompensa cerebral e, assim, reduzir níveis de estresse e ansiedade.

Ganho de peso: quais são os seus malefícios para a saúde?  

No Brasil, mais da metade da população (55,4%) sofre com o sobrepeso, enquanto 20,3% está no estágio de obesidade, segundo dados do Ministério da Saúde. 

O mais preocupante nesse cenário são os malefícios para a saúde que o ganho de peso pode causar. Por exemplo, estar acima do peso, mesmo que não haja outras doenças metabólicas, já deixa o organismo mais vulnerável a formas mais graves de infecções. Outro problema é que, a depender do ganho de peso, muitas pessoas sofrem com a limitação dos movimentos e problemas ortopédicos.

Além dos problemas citados, confira abaixo outras doenças que podem surgir por causa do ganho de peso:

Como reverter o ganho de peso?  

A boa notícia diante de tudo isso é que é totalmente possível perder os quilos a mais conquistados durante a quarentena.

Primeiro, é necessário um alerta: durante o período da pandemia e qualquer outro que cause ansiedade e/ou estresse, evite fazer dietas restritivas. Isso porque elas podem ser muito prejudiciais não só para a saúde mental, mas para o físico também. Restringir um ou mais grupos alimentícios pode gerar mais tensão, mais ansiedade e até desencadear casos mais graves.  

Para reverter o ganho de peso, a receita já é uma velha conhecida: manter hábitos saudáveis, tais como a prática regular de atividade física, alimentação balanceada dando prioridade ao consumo de legumes e verduras, ter um acompanhamento profissional do lado e trabalhar bastante a saúde mental.  

Dicas extras para evitar o ganho de peso 

1. Evite alimentos processados e/ou industrializados

Esses são alimentos que costumam ter um alto teor de sódio, açúcar e gordura, os quais, em grande quantidade, não fazem bem para a saúde.

2. Se estiver com muita fome, deixe para ir ao mercado outra hora

Isso é importante porque quando estamos muito famintos, vamos logo atrás daquele alimento que nos traz maior sensação de prazer e, em sua maioria, são os mais calóricos.  

3. Faça um planejamento de compras

Antes de sair para comprar as coisas, monte a listinha com tudo o que você precisa, incluindo variedade de alimentos saudáveis. Assim, você evita o excesso e compra somente o necessário.

4. Congele alimentos

Congelar os alimentos aumenta a praticidade e facilita no seu dia a dia, além de ajudar a não ser vencido pela preguiça, na hora de preparar a refeição.  

5. Tenha lanches saudáveis por perto

Ao ter lanches saudáveis e naturais sempre por perto, evita que você procure por outros alimentos não saudáveis, além de facilitar o seu dia a dia, pois você não precisará ir até a despensa no meio do expediente.

6. Procure por um SPA médico

Quer unir o útil ao agradável? Hoje em dia, os SPAs médicos são excelentes alternativas para quem quer perder peso ao mesmo tempo em que se livra do estresse e da ansiedade.

O Rituaali oferece um programa completo de combate ao sobrepeso, além de acompanhamento profissional exclusivo para a saúde física, mental e espiritual. Conheça! 


Comentários