Compartilhar

Imunidade baixa? Saiba como notá-la, suas causas e como melhorar

Você sabe a importância de cuidar da imunidade e como ela afeta o seu corpo como um todo? Descubra tudo sobre o tema e como proteger o seu corpo das infecções.

"Você deve estar com a imunidade baixa!"Quem nunca escutou essa frase? Vinda de um amigo, familiar e até mesmo de um médico. E não é por menos: a imunidade é a principal arma para defender o nosso corpo contra micro-organismos e merece toda a atenção. E você sabia? Quando a sua imunidade está baixa, o seu corpo apresenta diferentes sinais de alerta. Será que você está com algum deles? O nosso sistema imunológico pode ser facilmente desequilibrado por vários motivos, como a má alimentação, o estresse e o sedentarismo. Às vezes, estamos com um sintoma, mas não o associamos à imunidade baixa, o que pode causar um cuidado equivocado e o seu agravamento. Para te ajudar, nós preparamos este post abordando tudo sobre o assunto. Aqui, você irá descobrir quais são as principais causas da baixa imunidade e os sinais no seu corpo. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é imunidade baixa e alta?

Quantas vezes você se sentiu mal e logo relacionou com a imunidade baixa — ainda que você nem entendesse direito o que é. Mas será que existe mesmo isso? Sim! Alguns fatores externos e internos influenciam diretamente na capacidade de nosso sistema imune responder aos micro-organismos. Consequentemente, ficamos mais susceptíveis a infecções, que, além de mais frequentes, tornam-se mais graves. Por exemplo, a maioria das pessoas geralmente tem um a dois resfriados todos os anos que tendem a se curar entre três e cinco dias. No entanto, quando a imunidade está baixa, um simples resfriado pode tornar o corpo mais propício a outras doenças, como a sinusite e a faringite bacterianas.

Quais são os sinais de uma imunidade baixa?

Você se sente constantemente estressado

O estresse é uma reação normal e essencial do nosso organismo para se adaptar a situações de ameaças. No entanto, atualmente, os mecanismos de estresse têm sido ativados em situações rotineiras, como o trabalho, a faculdade e, até mesmo, em casa. Essa ativação constante gera um aumento do nível de cortisol, que é o principal hormônio imunossupressor do nosso corpo, ou seja, ele diminui a eficácia do nosso sistema imunológico. Portanto, se você fica muito estressado, sua imunidade vai ficar comprometida.

Você tem se sentido muito cansado

Sabe aquela sensação de corpo ruim e de falta de energia para praticamente todas as atividades? Ela pode ser causada por um distúrbio na imunidade. E como isso acontece? A imunidade baixa faz os glóbulos brancos produzirem mais citocinas inflamatórias. Com isso, o sistema imunológico desvia o foco de combate ao micro-organismos para ajudar o próprio corpo. Acontece que as próprias citocinas inflamatórias também são responsáveis por aquelas sensações de dor muscular, fadiga e cansaço que ocorrem quando estamos doentes. Caso elas fiquem ativadas em situações normais, esses sintomas surgirão mesmo sem a presença de uma doença de base.

Você está sempre resfriado

Ter um, dois ou três episódios de resfriado ao ano é algo completamente normal. Caso eles se prolonguem e os episódios se tornem mais frequentes, isso é um sinal de alerta para uma queda na imunidade. Você deve pensar no seu sistema imunológico como um muro protegido por um exército, mantendo a integridade contra os invasores exércitos. No entanto, quando há um comprometimento nessa estrutura, é quase impossível proteger o lado de dentro. Assim, surge a susceptibilidade aos resfriados, que estão sempre procurando uma maneira de entrar.

 Você está notando dificuldades de cicatrização

O sistema imunológico está diretamente envolvido no processo de reparo tecidual, isto é, a recuperação da pele e das mucosas após uma lesão. Quando está funcionando adequadamente, ele libera substâncias que estimulam a divisão celular e a produção de colágeno, além de combater as bactérias que estejam tentando invadir o nosso corpo. Com a imunidade baixa, esse processo perde sua eficiência e as feridas podem demorar um pouco mais de tempo para cicatrizar. Agora que você já sabe quais são os principais sintomas da imunidade baixa, fique de olho! O mais importante é tentar identificar a causa, que pode está na sua alimentação, no estresse, no sedentarismo ou até em quadros psicológicos. Mas, importante: normalmente, a imunidade baixa não é notada em exames laboratoriais. Portanto, apenas um médico pode um oferecer um diagnóstico adequado. Se você precisar de ajuda para cuidar do seu sistema imunológico, visite o Rituaali Clínica & SPA. Com programas completos de bem-estar e saúde, o Rituaali te devolve a imunidade com uma alimentação balanceada, tratamentos naturais, atividades físicas, terapias e muito mais. Confira!


Comentários