Compartilhar

Xô, sedentarismo! 6 exercícios físicos para fazer em casa

Quer se exercitar, mas não tem tempo para ir a uma academia? Confira neste artigo 6 opções de atividades físicas para praticar sem sair de casa.

Reuniões, compromissos inadiáveis, apresentações importantíssimas e uma série de tarefas que precisam ser cumpridas ao longo da semana. E, quando percebemos, já não há hora disponível para a prática de exercícios físicos. É exatamente aí que mora o perigo.

A falta de atividades regulares leva ao sedentarismo que, por sua vez, é o acelerador de uma série de doenças, como a obesidade e diabetes tipo 2. Mas a boa notícia é que hoje em dia existem diversos exercícios físicos para fazer em casa que dispensam deslocamento e equipamentos, e só precisam de força de vontade.

Quer descobrir 6 exercícios para fazer em casa? Continue a leitura!  

Por que apostar nos exercícios físicos para fazer em casa?  

Os exercícios físicos para fazer em casa surgiram como uma excelente alternativa para aqueles que não têm tanto tempo para se deslocar até outros lugares.

Há muito tempo, acreditou-se que ter uma agenda lotada era sinônimo de realização. Essa metáfora moderna acabou por elevar os riscos do sedentarismo em todo o mundo, já que as pessoas passaram a dedicar todo o seu tempo livre ao trabalho.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo se tornou um dos grandes males do século e acelerador de doenças como a obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, osteoporose e outras.

Diante disso, os exercícios físicos para fazer em casa, por não necessitarem de horário fixo ou equipamentos, são um ótimo caminho. É possível praticá-los não só em casa, mas também na rua e até mesmo em viagens. 

6 exercícios para fazer em casa 

Polichinelo 

Excelente para fazer antes das séries, aquecer e fazer o sangue circular, o polichinelo deve ser feito abrindo as pernas e jogando os braços para o alto, encostando as mãos. Na sequência, feche as pernas enquanto coloca os braços colados no corpo. Repita os gestos por 40 segundos.  

Agachamento de cadeira 

Dentre os exercícios para fazer em casa, o agachamento de cadeira é um dos mais simples. Faça o movimento de sentar e levantar em sequência de 10 a 15 vezes. É importante não fazer o movimento de forma muito rápida para fortalecer a musculatura trabalhada.  

Elevação das pontas dos pés 

Este é um exercício bem simples e, ao mesmo tempo, excelente para fortalecer e tonificar as batatas das pernas ou panturrilhas. Como o nome já diz, você deve ficar de pé, com o corpo ereto, e erguer as pontas do pé, subindo e descendo.  

Pular corda 

Os exercícios para fazer em casa também podem relembrar a infância, divertir e queimar calorias. Aposte no treino com corda! É um ótimo exercício para quem quer aumentar o condicionamento físico e perder medidas.

Gymstick  

Você já ouviu falar em gymstick? Uma ótima opção de exercício para fazer em casa, o gymstick fortalece e tonifica diferentes grupos musculares. Para executá-lo, no entanto, é preciso ter um aparelho, chamado gymstick, que é composto por uma barra com dois elásticos na ponta.  

Fitball  

Essa outra opção de exercício em casa também vai precisar de um aparelho: a bola suíça. Os exercícios com bola trabalham os grupos musculares, auxiliam no equilíbrio, na função motora e na respiração. 

Compartilhar

Comentários